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Obras

Governo anuncia investimentos para restaurar 700 km de rodovias do Rio Grande do Norte

Será usada a primeira parcela do empréstimo feito no âmbito do PEF, no valor de R$ 428 milhões

Primeira fase do plano estadual de 2024 contempla 700 quilômetros de recuperação de estradas - Foto: Jonatan Dantas
Primeira fase do plano estadual de 2024 contempla 700 quilômetros de recuperação de estradas - Foto: Jonatan Dantas

O Governo do Estado vai lançar na próxima semana mais dois editais para recuperação de estradas no interior do Rio Grande do Norte. A informação foi dada pela governadora Fátima Bezerra ao cumprir agenda administrativa no Seridó neste sábado (09), onde visitou obras de infraestrutura hídrica em Currais Novos e Jucurutu e a unidade do Instituto Estadual (IERN) de Jardim de Piranhas.

O aviso de licitação do Lote 2 será encaminhado na segunda-feira (11) para publicação no Diário Oficial do Estado, enquanto o do Lote 3, em fase final de análise pela Procuradoria Geral do Estado, será lançado até sexta-feira. O Lote 2 tem 10 trechos rodoviários totalizando 301 quilômetros, dos quais sete são no Seridó e os três restantes na área sob jurisdição do Distrito Rodoviário de Santana do Matos.

“O objetivo dessas intervenções é realizar a restauração dos trechos críticos e fazer o recapeamento das vias dos trechos licitados”, explicou a governadora, lembrando que paralelamente a isso, são realizados trabalhos de manutenção (tapa-buracos e outras ações) para manter as estradas em condições de trafegabilidade.

Fátima disse que a primeira fase do plano estadual de 2024 contempla 700 quilômetros de recuperação de estradas. O governo do RN vai usar a primeira parcela do empréstimo feito no âmbito do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), no valor de R$ 428 milhões, para bancar as obras.

No final de fevereiro, o Governo do Estado lançou a primeira das três licitações para recuperação das rodovias estaduais, contendo nove trechos, totalizando 210 quilômetros de vias sob jurisdição dos distritos rodoviários de Mossoró e Pau dos Ferros.

Construídas há mais de 40 anos, as RNs têm praticamente o mesmo padrão: são estreitas, pistas de mão dupla com apenas 6 metros de largura; sem acostamento, curvas acentuadas, pontes estreitas. Estão em desconformidade com os critérios usados pela engenharia de tráfego. Pelo menos dois trechos rodoviários já estão em outro padrão de segurança, parecido com o das rodovias federais (BRs). São eles os trechos da RN-233, entre Assu e Triunfo Potiguar, e o da RN-401 (Guamaré), que está em processo de reconstrução, em ritmo acelerado.

PAVIMENTAÇÃO
Trechos rodoviários e extensão a ser recuperada – Lote 2

RN 086 – Parelhas/Equador 38,00 km
RN 087 – Florânia/Tenente Laurentino 12,40 km
RN 118 – Caicó/São João do Sabugi/Ipueira 48,00 km
RN 288 – Entroncamento BR-427/Jardim de Piranhas 18,15 km
RN 288 – Caicó/São José do Seridó/Cruzeta/Acari 53,00 km
RN 041 – Entroncamento BR-304/Santana do Matos 40,00 km
RN 118 – Alto do Rodrigues/Ipanguaçu 25,00 km
RN 118 – Entroncamento BR-304/São Rafael 24,00 km
RN 263 – Pedro Avelino/Afonso Bezerra 14,00 km
RN 263 – Afonso Bezerra/Angicos/Entroncamento BR 304 29,00 km

Jardim de Piranhas (RN), 09 de março de 2024.

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