antes-visualizacao-noticia

Haddad afirma que pacote de corte de gastos será anunciado nesta semana

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (25) que o pacote fiscal será anunciado nesta semana, mas que o dia e a hora dependem do Congresso Nacional.

“Está tudo redigido já, a Casa Civil, a gente manda a remessa, para mandar com certeza essa semana. Mas agora o dia, a hora, vai depender mais do Congresso do que de nós”, disse após se reunir com o presidente Lula pela manhã.

O ministro disse que está garantindo apenas que os presidentes Arthur Lira, da Câmara, e Rodrigo Pacheco, do Senado, sejam informados antes do anúncio oficial.

“Como ele (presidente Lula) fez em todas as ocasiões mais sensíveis, como Rio Grande do Sul arcabouço fiscal, chamou os presidentes em um sinal de deferência, comunicou primeiro para não ficarem sabendo por terceiros, então vão ouvir do próprio presidente”, disse.

Banco Central

O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participou das reuniões sobre as medidas. Lula quis ouvir a percepção de Galipolo sobre as medidas que serão anunciadas, segundo Haddad.

“O Gabriel participou da reunião com o presidente, a pedido do presidente. Ele queria ouvir a percepção do Gabriel sobre as matérias, como é que ele percebia o que ia ser anunciado. Então, ele convocou o Gabriel para uma reunião”, disse Haddad.

Projetos

Haddad afirmou que haverá uma proposta de Emenda à Constituição e um projeto de lei complementar. Esse projeto deve tratar de formas para combater supersalários do Executivo.

“A ideia é mandar (os textos) no menor número de diplomas”, disse o ministro, que afirmou ter esperança de ter todos os projetos aprovados ainda neste ano.

O pacote deve ser apresentado nesta terça-feira aos líderes do governo no Congresso antes de ser anunciado. As medidas foram discutidas em duas reuniões nesta segunda-feira no Palácio do Planalto com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e quatro ministros.

Fonte: O Globo

fim-visualizacao-noticia