Jiboia sai do ralo de banheiro de casa em cidade de Goiás

Jiboia saindo do ralo e sendo devolvida à natureza — Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Goiás
Jiboia saindo do ralo e sendo devolvida à natureza — Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Goiás

Uma jiboia saiu do ralo do banheiro de uma casa em reforma em Goiatuba, no sul de Goiás. Conforme o Corpo de Bombeiros, o animal media 1,5 m e foi devolvido à natureza sem ferimentos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã de quinta-feira (23). De acordo com informações da corporação, o animal foi resgatado com pinça específica para captura de serpentes e solto em área onde habitam animais silvestres.

O Corpo de Bombeiros disse que a casa não estava habitada e que o chamado à corporação foi feito por profissionais que trabalhavam na reforma do imóvel.

Aumento de casos

Ao g1, o biólogo Edson Abrão informou que tem aumentado o número de ocorrência de serpentes encontradas em casas em Goiânia e no interior do estado. “[Em dias quentes,] esses animais procuram lugares sombreados para fugir do calor”, explicou.

Além disso, o biólogo afirmou que as jiboias e outras serpentes procuram edificações onde existem roedores para se alimentar. “Esses animais procuram abrigo e proteção, e acabam encontrando em alguns imóveis”, esclareceu Abrão.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as jiboias são serpentes de médio a grande porte e podem medir até quatro metros de comprimento. Diz ainda que elas são consideradas pacíficas, pois não são venenosas e não atacam o homem.

Cuidados

O Corpo de Bombeiros alertou que nunca se deve capturar uma serpente, mesmo que não seja uma espécie venenosa. O animal precisa ser manuseado com equipamentos e materiais específicos por profissional qualificado.

O biólogo Edson Abrão orientou ainda que, caso não seja possível acionar nenhuma autoridade competente para manusear animais silvestres, é fundamental isolar a área e manter distância de jiboias e outras serpentes.