antes-visualizacao-noticia

Lira se reúne com bancada do agro nesta terça (26) em meio ao caso Carrefour

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai se reunir com deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) nesta terça-feira (26).

O encontro ocorre em meio à crise envolvendo a rede de supermercados francesa Carrefour e a compra de carnes produzidas por países do Mercosul.

Na última semana, o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, afirmou que o grupo deixaria de comprar produtos de frigoríficos de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O posicionamento da rede é uma resposta de solidariedade ao agronegócio da França, que tem se posicionado contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE).

A posição do Carrefour gerou reações negativas no Brasil. Nos últimos dias, ministros, congressistas e empresários se posicionaram contra a decisão da rede francesa.

Na segunda-feira (25), o Lira cobrou uma retratação por parte da rede. “Não é possível que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração de praticamente não contratar as proteínas animais advindas e oriundas da América do Sul”.

“Reciprocidade ambiental”

Durante a reunião com Lira, a FPA vai discutir a tramitação de dois projetos de lei que compõem o chamado pacote da “reciprocidade ambiental”. Um dos textos tramita na Comissão de Meio Ambiente do Senado e tem relatoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS).

O projeto busca tornar obrigatório o cumprimento de padrões ambientais compatíveis aos do Brasil para a disponibilização de bens no mercado brasileiro.

O outro projeto em análise tramita na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, mas ainda não tem relator definido.

A proposta proíbe ao Brasil a participação em acordos que possam representar restrições às exportações brasileiras e ao livre comércio.

Fonte: CNN

fim-visualizacao-noticia