Magda Chambriard é aprovada pelo conselho e toma posse como presidente da Petrobras

Nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard - Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard - Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado

Magda Chambriard foi eleita presidente da Petrobras e já tomou posse no cargo. A nomeação de Magda foi aprovada pelo Conselho de Administração da empresa, em reunião iniciada nesta sexta-feira (24) às 8h30. O fato relevante com a decisão foi distribuído ao mercado às 9h36.

Magda também foi eleita como membro do conselho. Não é necessária a convocação de assembleia de acionistas para sua aprovação em qualquer um dos cargos.

A executiva substituiu Jean Paul Prates, demitido na semana passada. Mesmo antes da posse, Magda já vinha dando expediente na sede da petroleira, no Rio de Janeiro, segundo integrantes da companhia. Ela esteve na Petrobras nesta semana para iniciar conversas com a equipe e se ambientar.

Desafios da nova presidente

Uma das principais missões de Magda na empresa será acelerar investimentos em diversas áreas, como refinarias, fertilizantes e na indústria naval. Uma das queixas do presidente Lula era que aportes e obras, na gestão de Prates, caminhavam lentamente.

Magda será cobrada a melhorar nos próximos meses o percentual de execução do plano de investimento. Hoje, ele está em 73% frente ao que deveria ter sido implementado, segundo fontes a par dos números.

O dado é alvo de críticas dentro do governo. Segundo um auxiliar de Lula, isso significa que a Petrobras está deixando de desembolsar recursos e gerar empregos.