BUSCAR
BUSCAR
Assistência
Mais de 1,3 mil têm Bolsa Família cortado em Natal e outras 2,5 mil correm risco de perder benefício em dezembro
Beneficiários de programas sociais lotam a sede do Cadastro Único para fazer revisão cadastral - Foto: José Aldenir / Agora RN

Mais de 1,3 mil famílias tiveram seus benefícios do programa Bolsa Família bloqueados no mês de outubro em Natal, segundo dados da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). De acordo com a pasta, a suspensão ocorreu por falta de atualização de cadastro.

Segundo a Semtas, todos os anos o Governo Federal publica listas de famílias beneficiárias do programa que precisam passar por uma revisão cadastral. A Prefeitura do Natal, então, conduz uma busca ativa dessas famílias para garantir a atualização dos dados cadastrais. Neste ano, o foco da revisão recaiu sobre as famílias cujas informações não foram atualizadas desde os anos de 2018 e 2019.

Conforme a Semtas, um total de 14.094 famílias em Natal está atualmente em processo de revisão cadastral geral, sendo que 3.887 delas são beneficiárias do programa Bolsa Família.

Das famílias em revisão, 1.381 que não realizaram as devidas atualizações desde 2018 tiveram o benefício bloqueado em outubro. Já para 2.506 famílias que fizeram a última atualização cadastral em 2019, o prazo para evitar o bloqueio é 16 de dezembro de 2023.

A revisão cadastral é uma ação importante para assegurar que o programa Bolsa Família atinja as famílias que mais necessitam e que as informações cadastrais estejam atualizadas e condizentes com a realidade socioeconômica. A Prefeitura do Natal enfatiza a necessidade de que os beneficiários do Bolsa Família mantenham suas informações atualizadas para evitar bloqueios e garantir o acesso contínuo a esse suporte financeiro.

Dados de Natal

Em todo o Rio Grande do Norte, são 514.278 famílias contempladas pelo Bolsa Família. A capital Natal é onde mora o maior número: 80,9 mil famílias, que terão um repasse total de R$ 55,1 milhões neste mês. Segundo o MDS, o valor médio do benefício no RN é de R$ 676,27.

Atualmente, Natal conta com um total de 20.020 famílias unipessoais beneficiárias do Bolsa Família. A Semtas informou que não possui informações sobre famílias unipessoais que tiveram benefícios bloqueados recentemente.

Uma família unipessoal é uma família composta por apenas uma pessoa, ou seja, um indivíduo que vive sozinho e não tem outros membros familiares no mesmo domicílio. No Brasil, as famílias unipessoais podem ser beneficiárias do Bolsa Família (PBF), desde que atendam aos critérios de elegibilidade.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
contato@98fmnatal.com.br
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com