Natal inicia campanha de vacinação contra poliomielite nesta segunda-feira (27)

A abertura da campanha acontece na segunda a partir das 11h - Foto: Alex Régis / Secom

A partir desta segunda-feira (27), Natal inicia a campanha de vacinação contra poliomielite. Crianças com idade entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias, devem procurar um dos pontos de vacinação para receber a dose extra da Vacina Oral Poliomielite (VOP) contra a doença, mesmo que já tenham o esquema de vacinação completo. A abertura da campanha acontece na segunda a partir das 11h no ponto extra localizado no Shopping Midway Mall.


Esta será a última campanha de vacinação contra a poliomielite com a vacina oral. A partir desta campanha, o esquema será realizado apenas com a vacina injetável.

Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), reforça que todas as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). “Mesmo as crianças que estão em dia com vacinação devem receber a dose extra da VOP. Todos os pais ou responsáveis precisam procurar os pontos de vacinação levando os seus filhos para receberem a dose extra, mesmo que estejam com o esquema vacinal completo com todas as doses dos imunizantes VIP e VOP.” 

Na segunda-feira, a partir das 11h, no ponto extra localizado no Shopping Midway Mall, acontece a abertura oficial da campanha no município. Já no ponto localizado no Partage Norte Shopping, as atividades começam a partir das 14h.

A campanha segue até o dia 14 de junho. No sábado, dia 8 de junho, acontece o Dia D de intensificação da vacina exclusivamente para a imunização infantil. Durante os quinze dias de campanha acontecem diversas ações de intensificação dos imunizantes, como ações realizadas nas escolas de educação infantil do município.

Para crianças menores de um ano, o esquema vacinal continua composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, que também estão disponíveis nas salas de vacinação do município.

Em Natal, a vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

A Poliomielite (Pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves.