Nome da escola de Samba vencedora do Carnaval de Natal será divulgada hoje

Fonte: Tribuna do Norte

Imagem: Tribuna do Norte

A apuração dos votos dos desfiles das escolas dos grupo “A” e “B”, quando será conhecida a grande campeã do carnaval de Natal, está previsto para a tarde desta quinta-feira (7), no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na praça Augusto Severo, na Ribeira. O regulamento elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, permite a presença de dois representantes de cada escola de samba, sendo que a mesa apuradora é composta pelo secretário, Dácio Galvão, dois representantes das escolas e um representante da imprensa. Galvão preside a mesa da apuração dos votos.

 desfile das escolas de samba do “Grupo “A” na passarela da avenida Duque de Caxias, na Ribeira, no último domingo, começou com atraso, e duas escolas foram desclassificadas por não cumprirem o horário. Inicialmente previsto para começar às 20h, o desfile só começou por volta das 22h30 e encerrou a programação na Ribeira.

De acordo com a programação da Secretaria Municipal de Cultura, o desfile da noite do domingo seria aberto pela Imperatriz Alecrinense, mas a escola acabou sendo desclassificada por não entrar na avenida no horário previsto. Na sequência, a Escola Grande Rio do Norte, começaria o desfile às 21h15, mas também foi desclassificada por atraso. A Escola  Malandros do Samba iniciou o desfile por volta das 22h30 e, na sequência, entraram a Escola Águia Dourada e a Escola de Samba Balanço do Morro. 

A Escola Malandros no Samba exaltou no enredo os 60 anos de fundação e a primeira alegoria era uma réplica da fachada da Igreja do Galo.  Um carro alegórico levava crianças e bonecos simbolizando contos infantis, Branca de Neve e os sete anões e Cinderela. O samba enredo fez referências à música “Serenata do Pescador”,  a “Praieira dos meus amores”.

á Escola de Samba Águia Dourada, do bairro do Alecrim foi a penúltima escola a entrar na avenida com tema alusivo à África e a escravidão dos negros no Brasil.  Em busca do tetracampeonato, a Escola de Samba Balanço do Morro foi a última a entrar na avenida com o enredo “No São João da Balanço o Sertão vira Corte”. 

O primeiro dia do desfile das escolas de samba de Natal contou com a apresentação das escolas de acesso e o grupo B, duas das três divisões do desfile. Os desfiles aconteceram também na avenida Duque de Caxias, no sábado (02).

No grupo de acesso, disputavam as escolas Confiança do Samba, Batuque Ancestral e União do Samba. A Confiança do Samba seria a primeira a se apresentar, mas faltou ao desfile.