Assista ao vivo

Orquestra Filarmônica da UFRN faz apresentação em escola pública da capital

Fonte: Prefeitura de Natal

Uma manhã de boa música na Escola Municipal Ferreira Itajubá. A Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se apresentou nesta quarta-feira (03) para estudantes e professores na quadra da escola. A apresentação aconteceu em uma parceria da unidade de ensino com a orquestra

No evento o maestro André Muniz e os músicos também explicaram como funcionam os instrumentos e a orquestra. Alguns alunos participaram da apresentação, entre eles a aluna Anne Sophia da Silva Oliveira, de 10 anos, que contou da experiência de participar e o que achou da apresentação. “É uma experiência bem legal, fiquei envergonhada, mas eu gostei muito. Foi a primeira vez que eu vi a orquestra pessoalmente Eu achei muito lindo e eles fazem um trabalho muito legal”.

O músico da orquestra Renato Barbosa Pinto, falou sobre a experiência de tocar para no ambiente escolar. “Tocar para as crianças é uma experiência muito interessante para nós da orquestra, porque sempre existe uma interação diferenciada. Estamos acostumados com um público adulto, que vai apreciar as peças de uma forma um pouco mais crítica. A criançada é totalmente aberta, pois estão aprendendo a conhecer esse tipo de arte, e é sempre uma coisa mais pura. Tocar para a criançada é uma experiência muito gostoso”.

Na unidade de ensino funciona a Escola de Música Severino Cordeiro, e é considerada um referencial em música para a Rede Municipal de Ensino. A coordenadora administrativa do projeto de música, professora Maria José Sarmento Veríssimo contou um pouco da história. “Temos esse projeto desde 2001, quando organizamos a bandinha marcial para o desfile cívico e a escola tomou gosto pela música. Conseguimos a construção do prédio da escola de música com cinco salas, que já precisa de ampliação. Eu não imaginava até onde a música poderia ir e hoje atendemos aproximadamente 450 alunos”.

O professor de música da escola e músico da orquestra, Márcio Borges Barbosa, falou sobre a iniciativa de levar a apresentação para a escola. “A iniciativa veio da Orquestra Filarmônica da UFRN, pois como aqui tem o projeto de música, o maestro André Muniz teve a ideia de trazer o concerto para nossa escola. Aí, eu apresentei a ideia para a direção da escola que acolheu de braços abertos”.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com