Ricardo Procópio toma posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça do RN

Novo desembargador Ricardo Procópio (dir.) ao lado do presidente do TJRN, Amílcar Maia - Foto: TJRN / Reprodução
Novo desembargador Ricardo Procópio (dir.) ao lado do presidente do TJRN, Amílcar Maia - Foto: TJRN / Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) empossou nesta sexta-feira (24) Ricardo Procópio Bandeira de Melo como novo desembargador da Corte. O novo membro do TJRN ficou em primeiro lugar na lista tríplice para membro efetivo do Pleno após votação dos pares do colegiado durante sessão ordinária na quinta-feira (23).

A cerimônia de posse contou com a presença de desembargadores, familiares, amigos e servidores do Poder Judiciário potiguar.

“Este é um momento muito importante na vida de qualquer profissional. O TJ é o topo da magistratura. É o coroamento da carreira do magistrado. E eu só tenho a agradecer a Deus, aos meus familiares e aos desembargadores que confiaram em mim. Prometo que darei o melhor do meu empenho, habilidade e boa fé para honrar a todos”, disse o recém-empossado desembargador.

Ricardo Procópio passa a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Gilson Barbosa, no final de 2023. O magistrado também vai atuar na Câmara Criminal do Tribunal Justiça. Ele tem experiência na área, pois atuou por muitos anos em Vara Criminal.

“Tenho alguma familiaridade com a área criminal, mas é sempre um desafio, tudo é novo. Apesar de tanto tempo de carreira, a atividade no Tribunal é diferenciada, com características peculiares e uma carga de responsabilidade muito maior. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar. Já estou indo para o gabinete”, disse o desembargador Ricardo, após a cerimônia de posse.

Novo desembargador Ricardo Procópio toma posse em cerimônia com presidente do TJRN, Amílcar Maia – Foto: TJRN / Reprodução

O presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, deu boas-vindas e destacou a experiência profissional do novo membro da Corte de Justiça potiguar. “O Tribunal periodicamente se renova, é uma praxe. E estamos reunidos em uma solenidade simples, mas muito importante para empossar o juiz Ricardo Procópio como desembargador do TJRN, que foi o primeiro colocado na lista tríplice. Foi uma escolha merecida, pois ele exerce um bom trabalho na magistratura”, enfatizou o desembargador presidente.

Perfil do novo desembargador

Natalense, Ricardo Procópio foi juiz do Pleno do TRE no biênio 2010-2012, onde também atuou como ouvidor. Ainda na Justiça Eleitoral, atuou em Touros, Apodi, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim, além de Natal, na 4ª zona Eleitoral.

Antes de ser desembargador, foi juiz titular da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública. Ingressou na magistratura em 1993, após aprovação em concurso público para juiz substituto. Foi magistrado nas comarcas de Touros, Apodi, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim e Natal, onde atuou na 3ª Vara Criminal da capital potiguar.

Com pontuação de 86,08, Ricardo Procópio ocupou o primeiro lugar entre seis juízes inscritos para promoção pelo critério de merecimento. Em segundo e terceiro lugares ficaram os juízes Francisco Seráphico da Nóbrega (84,18) e Eduardo Bezerra de Medeiros (83,92).