BUSCAR
BUSCAR
Saúde

RN realiza mais de 7 mil cirurgias e supera meta de programa do Ministério da Saúde para redução de fila

Cirurgias foram realizadas dentro de programa do Governo Federal - Foto: Sesap / Reprodução
Cirurgias foram realizadas dentro de programa do Governo Federal - Foto: Sesap / Reprodução

O Rio Grande do Norte superou a meta inicial traçada pelo Programa Nacional de Redução de Filas do Ministério da Saúde (PNRF).

Com a consolidação do 1º ciclo do programa, que foi de abril de 2023 a janeiro deste ano, o Estado atingiu 105,81%, que representa 7.064 cirurgias realizadas sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e um investimento superior aos R$ 9 milhões.

O mês recorde, de acordo com os dados apurados pela Sesap, foi o de novembro, quando 1.265 cirurgias foram realizadas. Dos 100 tipos de procedimentos realizados, o maior número foi o de catarata com implante de lente intra-ocular, com 2.346 cirurgias, seguida de 12.699 colecistectomias (remoção de vesícula) e 819 hernioplastias.

Entre os hospitais, dos 25 pactuados inicialmente, 15 deles bateram ou superaram a meta estimada para a realização de procedimentos dentro do Plano Nacional de Redução de Filas, tendo outros dois mais ficado acima dos 95% da meta.

Entre eles, estão os hospitais regionais Mariano Coelho (118%), Nelson Inácio dos Santos (107%), Hélio Morais Marinho (105%), Cleodon Carlos de Andrade (100%), Josefa Alves Godeiro (99%) e Lindolfo Gomes Vidal (98%).

Mais dados

Em 2023, o RN teve a maior quantidade de cirurgias eletivas realizadas em um período de dez anos. Foram feitos 11.864 mil procedimentos entre janeiro e novembro, somando os programas federal e estadual de cirurgias.

O aumento se mostra também na apuração de dados do Ministério da Saúde. Durante todo o ciclo de março de 2023 a janeiro deste ano, mês a mês, o RN registrou um aumento sustentado na taxa de expansão de cirurgias, em comparação com os mesmos períodos do ano anterior.

Em junho, por exemplo, o estado fez 28% a mais de cirurgias do que em 2022, que já tinha sido um ano de recorde no número de procedimentos. O pico da taxa de expansão foi dezembro, com 41%.

Projeção

Para o novo ciclo do Programa de Redução de Filas, a Sesap estimou um total de 12.487 ao longo de 2024, somando as propostas do Estado e dos municípios ante ao Ministério da Saúde, que já assegurou R$ 20 milhões para o programa no RN. O valor é o dobro do que foi aportado na primeira etapa do programa nacional, em 2023.

A ampliação da quantidade de cirurgias no plano se dá a partir da inclusão de novos hospitais e o crescimento da lista para 130 tipos de procedimentos cirúrgicos a serem realizados.

Para isso, a Sesap já iniciou a expansão desde fevereiro, com a implantação de serviços inéditos, como a cirurgia bariátrica, em Currais Novos, e a oferta de cirurgias eletivas ortopédicas nos hospitais regionais de Pau dos Ferros e Assu, além de planejar o início do mesmo serviço em Caicó no segundo semestre.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com