BUSCAR
BUSCAR

Saúde promoverá mutirão contra dengue e vacinação antirrábica em Parnamirim

Fonte: Agora RN

A Prefeitura de Parnamirim informou que duas ações importantes serão promovidas neste sábado, 10, nos bairros da Liberdade, Jardim Planalto e Boa Esperança: o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika e a vacinação antirrábica.

Durante o mutirão, a equipe vai visitar as residências com o objetivo de investigar presença de focos de mosquito, orientar a população e distribuir panfletos informativos. A meta é reduzir o número de casos das doenças que costumam aumentar no período de chuvas.

Segundo informações da Secretaria de Saúde entre janeiro e julho de 2019, dos 934 casos de notificados de Dengue, 473 foram confirmados. Em relação a Chikungunya, foram 362 notificações e 94 confirmações. Já a Zika contou com 120 casos notificados e apenas cinco confirmações.

A Secretária de Saúde, Elizabete Carrasco, lembrou a importância do envolvimento da população no combate ao mosquito. “A população tem papel fundamental no combate ao mosquito e pode contribuir removendo de suas residências objetos e entulhos que possam acumular água parada. Além disso, é importante receber os agentes de saúde”, esclareceu.

De acordo com o coordenador de Vigilância a Saúde, Moizés Campos, além deste mutirão a Secretaria também realiza visitas diárias nas residências; trabalho educativo nas escolas, centros infantis e Unidades de Saúde e mutirões em diferentes bairros nas sextas-feiras.

Em relação à vacinação antirrábica, os animais felinos e caninos deverão receber as doses no Jardim Planalto (UBS e Cajupiranga Rações); Liberdade (UBS 1 e 2) e Boa Esperança (Praça das Mangueiras).

A raiva é uma infecção viral que afeta a maioria dos mamíferos, é incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%. A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros, principalmente através de mordida, arranhões ou contato com secreções e excrementos. Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais infectados para humanos a partir da saliva 

As vacinações antirrábicas ocorrerão aos sábados, das 8h às 13h. A campanha seguirá até o dia 27 de setembro, sempre em três polos diferentes por semana.

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com