antes-visualizacao-noticia

Secretária adjunta de Saúde vai dar expediente no Walfredo Gurgel para agilizar processos

Hospital Walfredo Gurgel, em Natal - Foto: Sindsaúde / Reprodução
Hospital Walfredo Gurgel, em Natal - Foto: Sindsaúde / Reprodução

A secretária adjunta de Saúde do Rio Grande do Norte, Leidiane Queiroz, passará a dar expediente dentro do Hospital Walfredo Gurgel. A decisão é uma das medidas anunciadas pelo Governo do Estado para enfrentar a superlotação da unidade. Com a presença da secretária na unidade, o governo espera agilizar processos, “pulando” etapas burocráticas.

“Vamos trabalhar de forma ainda mais próxima à equipe do Walfredo Gurgel, com uma espécie de ‘gabinete itinerante’ dentro do hospital. Nosso papel será otimizar o fluxo de pacientes e garantir que as medidas sejam implementadas com celeridade. Estaremos lá diariamente até que a situação seja controlada”, afirmou Leidiane.

Secretária de Saúde, Lyane Ramalho (dando entrevista), ao lado da adjunta Leidiane Queiroz – Foto: Carmem Felix / Governo do RN

Nesta segunda-feira (18), integrantes do governo participaram de uma reunião no Centro Administrativo para discutir medidas para desafogar o Walfredo Gurgel. Entre outras medidas, foi anunciado que o 2º andar do hospital, que está em obras, será reaberto nos próximos dias. A expectativa é que sejam disponibilizados 39 leitos até a próxima semana.

O Hospital Walfredo Gurgel permanece com um quadro de grave superlotação. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), o hospital amanheceu nesta segunda-feira (18) com 132 pacientes internados no pronto-socorro.

“Pensei que já tinha visto o pior nesse hospital. Simplesmente, tem setores que não dá para se locomover” desabafa Rosália Fernandes, coordenadora do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde-RN).

Novas imagens, registradas na manhã desta segunda-feira (18), mostram 22 pacientes internados em uma pequena sala de atendimento clínico. No local, segundo o sindicato, deveriam ficar apenas pacientes prontos para a realização de exames, em estado de observação ou aguardando internação.

Além disso, o setor de politrauma também se encontra intransitável devido à superlotação, informa o Sindsaúde-RN.

Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade da rede pública do Rio Grande do Norte – Foto: Sandro Menezes / Governo do RN
fim-visualizacao-noticia