Serviço de tomografia é retomado no Hospital Tarcísio Maia após fim dos testes do novo equipamento

Novo tomógrafo já está disponível para a população no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró - Foto: Sesap / Reprodução
Novo tomógrafo já está disponível para a população no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró - Foto: Carlos Costa / Governo do RN

O serviço de tomografia do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, foi retomado nesta sexta-feira (1º). Após a finalização da fase de testes do novo equipamento, em que algumas dezenas de exames já foram realizados em pacientes da unidade, o fluxo de realização das tomografias foi oficialmente liberado.

A retomada dos exames no HRTM se dá após a aquisição de um novo tomógrafo por parte da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através de um investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão.

O equipamento foi entregue no fim de 2023. Desde então, o antigo equipamento foi retirado, a área de instalação foi readaptada, o novo tomógrafo instalado e testado, assim como foi feito um período de treinamento da equipe responsável pela operação dos exames na unidade.

O tomógrafo do HRTM é responsável por atender a demanda de urgência da saúde pública da região Oeste, tendo ainda o equipamento de tomografia do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, como referência para o Alto Oeste.

De acordo com a Sesap, durante a interrupção do fluxo de exames no Tarcísio Maia, pacientes foram transportados para fazer os procedimentos no Hospital São Luiz e na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer. Neste período, foram mais de 3 mil tomografias realizadas.

Novo tomógrafo já está disponível para a população no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró – Foto: Carlos Costa / Governo do RN