antes-visualizacao-noticia

Sobe para 9 número de pacientes que perderam globo ocular após infecção em mutirão de cataratas no RN

Sobe para 9 número de pacientes que perderam globo ocular após infecção em mutirão de cataratas no RN - Foto: Reprodução/Instagram

O número de pacientes que perderam o globo ocular após infecção bacteriana durante um mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas subiu para nove. A atualização foi divulgada após uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (17), envolvendo os 15 pacientes que apresentaram complicações após o procedimento. Antes disso, havia confirmação de oito casos de remoção do globo ocular.

A reunião faz parte das investigações de um Inquérito Civil instaurado pelo Município. De acordo com a prefeitura, dos 15 pacientes afetados, 9 perderam o globo ocular, 4 passaram por cirurgia de vitrectomia, e 2 estão em casa, sendo monitorados. Estes últimos apresentam mais de 80% de recuperação do quadro infeccioso, embora ainda não tenham recuperado a visão.

Os infectados são 8 homens e 7 mulheres, com idades entre 43 e 80 anos. O mutirão de catarata foi realizado nos dias 27 e 28 de setembro, na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, com a participação de 48 pacientes de Parelhas. No entanto, 15 dos 20 pacientes operados no primeiro dia desenvolveram endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae.

Durante a reunião, a prefeitura informou que os pacientes tiveram a oportunidade de relatar suas condições de saúde. Também reforçou o compromisso de manter o suporte e acompanhamento às famílias afetadas. Além disso, foi comunicado sobre a aquisição de próteses oculares e a disposição do Município em dialogar com os advogados das famílias presentes para avançar nas tratativas de indenização.

Fonte: g1 RN

fim-visualizacao-noticia