SpaceX adia lançamento da Starship para sábado; modelo explodiu na primeira tentativa

Starship na base de lançamento da SpaceX — Foto: Divulgação/SpaceX

A empresa de foguetes SpaceX adiou o lançamento da nave Starship, apontada como a mais poderosa da história. A nova missão agora está marcada para sábado (18), às 10h (horário de Brasília), com uma janela de 20 minutos para que o lançamento seja realizado.

Esta será a segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com o modelo. Em abril, outra nave explodiu antes de atingir a órbita terrestre. A falha aconteceu com o propulsor, conhecido como Super Heavy, que não se separou da cápsula Starship.

O voo não tripulado será feito a partir da base aérea da SpaceX em Boca Chica, no estado americano do Texas.

A companhia de Elon Musk publicou nesta quinta-feira (16) fotos da nave posicionada na base de lançamento.

“Esta é mais uma oportunidade de colocar a Starship em um ambiente real de voo, maximizando o quanto aprendemos”, afirmou a SpaceX.

Na tentativa realizada em abril, a SpaceX disse que alguns motores se desligaram durante o voo e, por isso, foi preciso acionar um sistema para destruir o foguete. Desde o início da missão, a empresa já não tinha planos de reutilizar o equipamento.

A nova missão foi autorizada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A agência disse que “a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais, políticos e de responsabilidade financeira” para realizar a nova missão.

Fonte: g1