A SpaceX, de Elon Musk, realizou, neste domingo (13/10), o quinto voo experimental da Starship, a nave mais poderosa do mundo. O lançamento ocorreu na base de lançamento em Boca Chica, no Texas e conseguiu cumprir meta inédita.
A Starship fez manobra de retorno ao local de lançamento e teve sucesso na meta de pousar propulsor Super Heavy (a parte inferior da nave) de volta à base de lançamento, em um movimento nuca feito.
Antes do lançamento, a empresa postou em suas redes sociais que a meta principal do teste era “tentar o primeiro retorno ao local de lançamento e capturar o Super Heavy Booster”.
A SpaceX, de Elon Musk, realizou, neste domingo (13/10), o quinto voo experimental da Starship, a nave mais poderosa do mundo. O lançamento ocorreu na base de lançamento em Boca Chica, no Texas e conseguiu cumprir meta inédita. pic.twitter.com/HaG8LaE5LM
— 98 FM Natal (@98FMNatal) October 13, 2024
O fato de a nave ter conseguido decolar e pousar a parte inferior novamente na base é essencial para reduzir custos e possibilitar novos testes para que, em breve, haja o transporte de cargas ou pessoas da Terra ao espaço.
A SpaceX pretende usar a Starship como o veículo de aterrissagem que transportará astronautas da Nasa à Lua, a partir de 2026, na missão Artemis 3. O sucesso deste domingo é um passo para essa meta.
Fonte: Metrópoles