Vacina contra a dengue é disponibilizada em pontos extras em Natal

Estratégia é ampliar a oferta do imunizante para a faixa prioritária de 10 a 14 anos de idade. Foto: SMS
Estratégia é ampliar a oferta do imunizante para a faixa prioritária de 10 a 14 anos de idade. Foto: SMS

Natal vai ampliar a oferta de vacinação contra a dengue também nos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping a partir desta quarta-feira (5). A imunização está disponível para crianças com idade entre 10 e 14 anos. A estratégia tem como intenção ampliar a cobertura vacinal contra a doença e reforçar a importância de completar o esquema vacinal com as duas doses do imunizante.

Cerca de 5.447 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina Qdenga (TAK-003) no município completaram os 90 dias de intervalo entre as doses e já podem receber a segunda dose do imunizante. Até o último dia três de maio, 433 pessoas pertencentes ao público alvo procuraram os pontos de vacinação para receber a nova dose, cerca de 7,95%.

“Devido à demanda que vem aumentando, estamos voltando a disponibilizar a vacinação também nos pontos extras, já que os riscos de reações na segunda dose são mínimos. Então, convidamos os pais e responsáveis a verificarem se seu filho já pode receber a segunda dose do imunizante e procurar um dos pontos para completar o esquema de vacinação.”, reforça Nerusca Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Além da oferta nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, o imunizante passa a ser ofertado também nos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, funcionando de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.

O esquema vacinal Qdenga é composto por duas doses do imunizante com intervalo de três meses entre elas. Para se imunizar, o munícipe deve ter entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, levando documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal em nome dos pais da criança.