[VÍDEO] Azul abre investigação interna após piloto usar quase toda a pista para decolar em Congonhas

Avião da Azul usou quase toda a pista de Congonhas - Foto: YouTube / Reprodução
Avião da Azul usou quase toda a pista de Congonhas - Foto: YouTube / Reprodução

Um avião da Azul decolou um pouco antes do fim da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nesta segunda-feira (27).

O tipo de decolagem não é frequente e a empresa diz apurar o ocorrido. Em nota, a companhia aérea também afirmou que o voo seguiu para o destino sem problemas.

Segundo dados do site FlightRadar24, que monitora voos em tempo real, a aeronave da Embraer de modelo ERJ-190 decolou de Congonhas para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 16h35, chegando ao destino às 17h15.

O momento da decolagem foi captado por uma câmera do canal no Youtube “Golf Oscar Romeo”, que registra voos ao vivo em Congonhas.

Manobra arriscada

A câmera filmou justamente quando o avião usou quase toda a pista e chegou a fazer sobrevoo baixo sobre o sistema EMAS (Engineered Material Arresting System) – materiais de engenharia para detenção de aeronaves, em tradução para o português.

O sistema consiste em uma estrutura formada pelo ajuste entre blocos de concreto diferenciados que, em caso de colisão ou de avanço de uma aeronave na área limite do final da pista, deformam-se.

A deformação dos blocos desacelera e contém o deslocamento do avião. O Ministério da Infraestrutura entregou essa nova área de escape em março de 2022.

“A companhia ressalta que opera de acordo com padrões nacionais e internacionais de segurança, seu valor primordial, e que o referido voo seguiu para o destino sem qualquer intercorrência”, disse a Azul, em nota.