O deputado estadual José Dias (PSDB) defendeu nesta quinta-feira (14) um amplo corte de gastos no Governo do Estado. Para ele, a redução das despesas pode ser uma alternativa ao aumento do ICMS. Há um projeto na Assembleia Legislativa, enviado pelo governo, para elevar a alíquota dos atuais 18% para 20%. José Dias já manifestou que votará contra a proposta.
“O Estado não pode ter essa máquina tão cara. Essa folha tem que ser auditada, para começo de conversa”, afirmou José Dias, citando a proposta de uma revisão completa na folha de pagamentos do governo – algo que foi solicitado por entidades empresariais como a Fecomércio.
Ainda segundo José Dias, a governadora Fátima Bezerra (PT) “tem que ter liderança” para conversar com os demais poderes e pedir a contribuição deles.
“A discussão (sobre aumento do ICMS) eu acho que o governo perdeu violentamente. A opinião pública tem consciência de que aumentar imposto aumenta custo de vida e aumentar imposto é tirar dinheiro da sociedade. E vai entregar a quem? Ao Estado, que gasta de forma perdulária, absurda. Esse debate a opinião pública está entendendo”, afirmou o deputado.
O deputado apelou aos colegas parlamentares que votem contra a proposta. Ele citou que quatro parlamentares que votaram para derrubar a alíquota para 18%, no fim do ano passado, agora conversam com o governo e podem mudar de ideia.
“Perde o povo quando se aumenta o tributo para uma máquina ineficiente, barbaramente ineficiente. E perde a sociedade, porque perde suas referências. Somos procuradores do povo. Não podemos negociar com o governo a nossa conveniência. Isso é realmente um desastre total para a sociedade”, encerrou.
Ver no Threads