[VÍDEO] Luiza Erundina é internada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília

A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), em imagem de arquivo — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP)— Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A deputada federal Luiza Erundina (Psol) foi internada no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, nesta quarta-feira (5). De acordo com o partido, “o quadro da parlamentar é estável e ela está esperando o resultado de exames”.

Segundo deputados do Psol, Erundina passou mal após uma discussão na Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados que analisava o PL 1156/2021 que propõe instituir a responsabilidade do Estado Brasileiro em identificar publicamente lugares de repressão política utilizados por agentes da ditadura civil-militar (1964 -1985).

A deputada Erika Hilton (Psol) disse que Luiza Erundina foi para a UTI “por conta do nervoso que foi submetida na Comissão de Direitos Humanos”.

O hospital Sírio Libanês não confirma a internação da deputada na UTI. Questionada pelo g1, a assessoria do hospital respondeu, por volta das 21h: “Não temos informações para divulgar até o momento”.

VÍDEO: Veja o momento em que a sessão é interrompida quando Luiza Erundina passa mal

Nas imagens feitas pela Câmara dos Deputados, é possível ver a movimentação em torno de Luiza Erundina, enquanto o deputado Ivan Valente (Psol) discursava. Foi neste momento que ela passou mal.

Pouco antes, Erundina havia discursado em defesa da Comissão da Verdade e contra a ditadura militar no Brasil e os crimes de morte e tortura ocorridos à época. A deputada se opôs às falas de parlamentares que são contra a identificação dos locais onde a repressão política ocorreu no Brasil.

Erundina foi aplaudida pelos colegas após o discurso. Depois de alguns minutos, enquanto o colega de bancada do PSol falava, ela passou mal e a sessão foi suspensa.

Durante a sessão, não houve ataque direto à deputada Erundina. Os colegas da parlamentar disserqm que foi pelo “contexto de ódio” que ela passou mal.

Quem é Luiza Erudina?

Luiza Erundina Nascimento completa 90 anos em novembro. Ela nasceu em 30 de novembro de 1934 em Uiraúna, na Paraíba.

Assistente social e deputada federal, Luiza Erundina foi prefeita de São Paulo pelo PT de 1989 a 1992. Foi a primeira mulher a comandar a prefeitura da capital paulista.

Fonte: g1