[VÍDEO] Ministro cobra prefeitos e diz que governo precisa de mais dados para reconstruir casas no RS

Ministro das Cidades, Jader Filho, durante sessão no Senado pra discutir reconstrução do Rio Grande do Sul - Foto: Pedro França / Agência Senado
Ministro das Cidades, Jader Filho, durante sessão no Senado pra discutir reconstrução do Rio Grande do Sul - Foto: Pedro França / Agência Senado

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta segunda-feira (27) que faltam informações para o governo federal planejar reconstruções e reformas no Rio Grande do Sul, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.

O discurso foi proferido no plenário do Senado, em sessão de debates temáticos sobre a tragédia das enchentes no estado gaúcho.

Segundo Jader Filho, já foram ouvidos pelo ministério 38 prefeitos dos cerca de 400 que respondem por municípios atingidos. O ministro afirmou que o órgão conhece o número de casas danificadas em 54 municípios, mas a situação de calamidade dificulta a análise do impacto:

“Seria uma covardia da gente exigir que, neste momento, eles possam nos dar as informações completas. Muitos prefeitos dizem assim: ‘nós não temos sequer como mandar a Defesa Civil até os locais todos, porque não se tem como passar’”, afirmou Jader.

O titular da pasta da Cidades fez um apelo para que as prefeituras enviem as informações o quanto antes. Só assim, e concluído o planejamento da reconstrução, o governo federal poderá liberar recursos com esse fim por meio de crédito extraordinário (mecanismo que permite gastos imprevisíveis e em situações de calamidade).