[VÍDEO] Desvio particular fecha e motoristas tentam passar na BR-304 em obras

Foto: Reprodução

O desvio da BR-304 por dentro de uma propriedade particular foi fechado na manhã deste domingo (19) e provocou um imenso congestionamento. De acordo com informações extraoficiais, o fechamento se deve a uma briga entre os proprietários de terras pelas quais o desvio passa.

Segundo as informações que estão circulando, estima-se que mais de 100 carros estariam na fila para passar pelo desvio.

Sem a opção do desvio particular, os motoristas se deslocaram para a BR-304 e tentam negociar a passagem por uma via que foi erguida para que as máquinas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ergueu para que as máquinas pudessem passar pelo trecho e construir o desvio oficial.

Um vídeo mostra a negociação e um encarregado da obra explicando que nào pode deixar os motoristas passar. Em determinado momento alguém fala que vai chamar a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O desvio privado foi aberto em meados de abril, após a derrubada da ponte na BR-304. A ideia foi de dois fazendeiros que decidiram abrir a via “particular” de aproximadamente 2,7 quilômetros às margens da rodovia devido à demora do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em providenciar um novo desvio oficial.

Com a ponte fora de operação há mais de 20 dias, os motoristas precisavam fazer desvios longos e em condições precárias, o que afetou o transporte de passageiros e mercadorias na região. 

“A gente viu que pelo ritmo da obra ia demorar muito e já temos muita gente sofrendo com essa situação. O pessoal dos alternativos estava tendo muito prejuízo, porque aumentou a distância até Natal, uma demora de 4 horas pra chegar. Estavam trabalhando somente pra pagar a gasolina. E nas cidades o comércio da região parado. A gente teve que fazer alguma coisa…”, disse Armando Filho, um dos fazendeiros.

O desvio construído pelos fazendeiros funciona apenas durante o dia e é restrito a carros pequenos, vans, caminhonetes e motos, excluindo caminhões e ônibus. Duas pessoas ficam encarregadas de controlar o fluxo de veículos nas entradas do desvio.

Enquanto isso, os serviços de conclusão de reparo da BR-304, em Lajes, foram interrompidos na manhã desta sexta-feira (17), dia inicialmente previsto para a entrega da obra. Segundo o superintendente Federal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Getúlio Batista, a paralisação ocorreu devido às fortes chuvas que atingiram o Estado desde quinta-feira (16).

Em nota, Getúlio informou que “a empresa responsável pela execução dos serviços na BR-304 tinha previsão de fazer um segmento de Cbuq no início da madrugada, por volta das 03h da manhã, mas choveu muito em Lajes. Por isso, ficou inviável a execução, começaram o serviço e tiveram que parar. Infelizmente não vamos conseguir entregar hoje o desvio por esse motivo”.

Fonte: Novo Notícias