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Voos fretados retornam como opção de renda para o turismo potiguar

Fonte: Agora RN

Em meio à crise das tarifas caras por Natal em comparação com outras capitais do Nordeste, a volta de voos fretados da Europa voltou a ser uma alternativa para injetar dinheiro novo na economia.

Depois de manter reuniões com a governadora Fátima Bezerra; o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e empresários do trade turístico, nesta segunda-feira, 1, diretores da empresa holandesa Corendon definiram o novo voo charter Natal – Amsterdam.

Ele terá duas frequências semanais, trazendo 360 passageiros a cada sete dias, totalizando por mês serão cerca de 1,4 mil turistas e quase 8,5 mil ao longo dos seis meses de operação. O movimento é estimado em R$ 56,6 milhões entre novembro deste ano até abril de 2020.

Segundo estudos do Instituto de Pesquisa da Fecomércio RN, cada turista internacional gasta, em média, R$ 343,47 por dia no Rio Grande do Norte. Mas este é o valor gasto por turistas oriundos da Argentina e de outros países da América Latina.

Já no caso dos europeus que a Corendon transportará, de acordo com dados da ABIH, o gasto médio diário, incluindo hospedagem, sobe para algo em torno de 190 Euros por turista (R$ 822).

Se as contas baterem, ao longo dos seis meses de operação do voo, estes visitantes deixarão aproximadamente R$ 56 milhões na economia potiguar”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Em contrapartida para viabilizar o voo, a Corendon pediu um aporte de R$ 300 mil dólares, que serão utilizados para a divulgação do destino Natal nos mercados em que a companhia atua, nos mercados holandês, belga e do Oeste da Alemanha.

O montante será repartido, 100 mil dólares da Prefeitura de Natal e 200 mil dólares do Governo do Estado, através do projeto Governo Cidadão.

“A participação financeira tanto da Prefeitura como do Governo do Estado para investimento em publicidade é o pontapé para essa operação”, comentou Queiroz.

Na reunião, os diretores da Corendon, Win Woelders e Sjoerd de Kot, disseram que a empresa vai arcar com 70% dos custos da campanha publicitária que será lançada na Europa no dia 6 de abril, cabendo os 30% restantes aos parceiros potiguares.

A expectativa é de que a vinda de turistas da Europa represente um incremento de R$ 10 milhões mensais na economia do RN, gerando empregos direitos e indiretos, aumentando a arrecadação de tributos (ISS e ICMS)  e movimentando 52 segmentos da cadeia econômica do turismo.

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