BUSCAR
BUSCAR
Vulcão do parque Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, pode entrar em erupção nos próximos dias
Imagem de Cumbre Vieja – Foto: Reprodução Nasa

Houve um aumento de atividade sísmica ao redor do vulcão de Teneguia, nas Ilhas Canárias, da Espanha, e pode haver uma erupção nos próximos dias ou semanas, de acordo com o governo do país.

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha detectou 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, em volta do vulcão, no sul da ilha de La Palma.

Os tremores vem ficando mais fortes e vão chegando à superfície, o que coloca a ilha em alerta amarelo para uma erupção (o sistema de alerta tem quatro níveis, e o amarelo é o segundo mais grave, seguido do sinal laranja que decreta alerta máximo para eventos que antecedem uma erupção).

Alerta publicado nas redes sociais pelas autoridades competentes por monitorar as atividades dos vulcões das Ilhas Canarias – Foto: Reprodução Twitter

O órgão disse nesta quinta-feira (16) que não há evidência de que pode haver uma erupção imediata, mas a situação pode mudar rapidamente. Espera-se mais tremores nos próximos dias.

Mais de 11 milhões de metros cúbicos de magma entraram no Cumbre Vieja nos últimos dias. O pico aumentou em cerca de 6 centímetros nos últimos dias, disse o Instituto Vulcânico das Canárias.

As Ilhas Canárias estão a cerca de 100 quilômetros da costa do Marrocos. Além desse vulcão, há outros nas ilhas, como o de Teide, na ilha de Tenerife, e o de Timanfaya, na ilha de Lanzarote.

O Teneguia entrou em erupção pela última vez em 1971. Um outro vulcão, na ilha de El Hierro, teve uma erupção submarina em 2011.

Segundo informações registradas pelo monitoramento de atividade císmica do vulcão, alguns tremores já ocorrem próximos ao oceano, gerando assim um alerta para possíveis tsunamis, que podem afetar países banhados pelo Oceano Atlântico (incluindo entre eles o Brasil).

Fonte: G1


WHATS 98 FM

Quer receber notícias na palma da sua mão? É muito fácil. Para ficar bem informado, mande um “oi” agora mesmo para o nosso WhatsApp e fique atualizado.

Fale conosco: 99998-9898

Rua Carlos Chagas, 3466, Candelária, Natal/RN
(84) 4009-9898
[email protected]