antes-visualizacao-noticia

Governo do RN decide não cobrar receita médica para vacinar crianças

Decisão foi confirmada em reunião extraordinária da Comissão de Gestores Bipartite (CIB) na tarde desta terça-feira (28)

Natal abre novo ponto de vacinação em Home Center - Foto: Arquivo
. A decisão foi confirmada em reunião extraordinária da Comissão de Gestores Bipartite (CIB) na tarde desta terça-feira (28), reunindo a gestão da Sesap e representação dos municípios potiguares. Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que não irá exigir qualquer tipo de receita médica para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos no Rio Grande do Norte. A decisão foi confirmada em reunião extraordinária da Comissão de Gestores Bipartite (CIB) na tarde desta terça-feira (28), reunindo a gestão da Sesap e representação dos municípios potiguares. Nesta segunda-feira (27), a governadora Fátima Bezerra já havia se mostrado a favor da iniciativa.

“Pessoal, acabei de dizer na nossa live que, a exemplo de vários estados e da maioria dos países, sou favorável sim à vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid, sem necessidade de prescrição médica, como todas as outras vacinas”, escreveu Fátima em seu perfil no Twitter.

Segundo a pasta, as crianças que se apresentarem, indistintamente, acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais receberão a vacina em todos os pontos de vacinação do SUS no estado. Ainda de acordo com a Sesap, será exigido documento de identificação oficial da criança, para fins de registro do imunizante e comprovação da faixa de idade, seguindo o procedimento padrão do sistema de imunização consolidado.

A medida segue a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou a utilização do imunizante da Pfizer para o Brasil. Segundo a pasta, a Secretaria e os municípios aguardarão o envio de doses por parte do Ministério da Saúde para iniciar a imunização das crianças no RN.

fim-visualizacao-noticia