A Operação Verão 2022 terá um reforço no efetivo de 1.312 novos policiais militares, que foram formados neste ano. A Operação Verão será lançada pelo governo do Estado no próximo dia 5 de janeiro, após o recebimento de sugestões de prefeitos de municípios litorâneos e de empresários do segmento do turismo.
A discussão com a sociedade civil aconteceu ontem, em cerimônia no Centro de Convenções de Natal e a governadora do Estado, Fátima Bezerra, estava presente. Além do aumento na quantidade de policiais, ela assegurou o pagamento das diárias operacionais dos agentes. “É um momento de fortalecimento das ações da Operação Verão. Além do acréscimo no efetivo, o governo garantiu o pagamento das diárias operacionais, que são essenciais para a mobilização das forças de segurança”, disse a governadora Fátima Bezerra.
O secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo, diz que os policiais recém-formados participarão do policiamento ostensivo em todas as praias do litoral potiguar. Eles serão divididos de acordo com as unidades operacionais.
“Temos um planejamento e, com a sugestão dos gestores municipais, será feita uma reprogramação com ajustes com intuito de dar uma melhor sensação de segurança em todas as cidades da orla marítima”, declara Araújo. Ao todo, o estado possui mais de 400 quilômetros de faixa litorânea distribuídos em 24 cidades, de Tibau do Norte ao Sagi.
A operação é integrada com todas as forças de segurança dos três entres federativos, ou seja, União, Estados e Municípios.
O vice-governador Antenor Roberto ressaltou o esforço estadual em trabalhar a segurança pública de forma integrada com as prefeituras, para que o trabalho operacional possa ser aperfeiçoado.
“Desde o início da nossa gestão, as ações na área de segurança pública ocorrem de forma integrada. Por isso, convidamos os municípios, alguns inclusive que possuem guardas municipais, para que possamos trabalhar juntos com o intuito de coibir os excessos que possam ocorrer neste período de veraneio”, comentou.
No ano passado, a Operação Verão custou ao governo aproximadamente R$ 7 milhões em diárias operacionais e mobilizou 735 agentes, entre militares e civis.
Entre os equipamentos entregues no ano passado, estavam ônibus, micro-ônibus, caminhonetes, ambulâncias, viaturas para o ITEP, coletes e escudos balísticos.
Capitania
A Operação Verãoda Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) foi lançada no último dia 20. Com o lema “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha”, a operação intensifica a fiscalização do tráfego aquaviário quanto à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no mar, rios e lagoas do RN. Ao todo, 110 militares devem compor as equipes que atuarão até 6 de março de 2022, com o apoio de viaturas e treze embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas.
Segundo o comandante Silva Neto, o esforço logístico de fiscalização vai ser operacionalizado pela CPRN e sua agência subordinada em Areia Branca. “A operação consiste na intensificação das ações realizadas pela Capitania dos Portos no período do verão, notoriamente conhecido pelo aumento das embarcações de esporte e recreio utilizadas para lazer”, explica.
De acordo com o órgão, a Capitania inspecionou 4.246 embarcações, emitiu 99 notificações para comparecimento, apreendeu 6 embarcações e instaurou 5 inquéritos administrativos durante a Operação Verão 2020-2021. Um levantamento nacional divulgado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) apontou que as infrações que mais chamam atenção durante a fiscalização dizem respeito à condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); excesso de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.
Fonte: Tribuna do Norte