A CBF definiu oficialmente e divulgou os critérios do sorteio que vai definir o futuro de 80 clubes que vão disputar a 1ª fase da Copa do Brasil 2022. A entidade distribuiu as equipes em oito potes, que serão usados para a montagem dos duelos da etapa de abertura do torneio em evento previsto para a próxima segunda-feira (17) no Rio de Janeiro.
Os clubes da 1ª fase foram ordenados de acordo com o Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022 . Eles foram divididos em oito potes com 10 equipes em cada um.
O ABC vai enfrentar uma das seguintes equipes, Azuriz do Paraná, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso do Pará, Tuntum do Maranhão, São Raimundo do Amazonas, Fluminense do Piaui, Humaitá do Acre, Nova Venécia do Espirito Santo ou Costa Rica do Mato Grosso do Sul. Como é melhor ranqueado, o ABC vai fazer o jogo único da primeira fase, fora de casa.
Já o Globo, terá na primeira fase adversários mais encorpados e vai jogar fora. Pega o Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético Goianiense, Chapecoense, Vasco ou Sport.
Os potes vão de A a H. Os confrontos serão feitos entre A x E, B x F, C x G e D x H.
Pote A: Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco e Sport.
Pote B: Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova.
Pote C: Sampaio Corrêa, Paraná, Operário-PR, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas, Náutico, Londrina, Paysandu e Figueirense.
Pote D: Oeste, ABC, Botafogo-SP, Tombense, Ferroviário, Volta Redonda, Manaus, Juazeirense, Brasiliense e Novorizontino.
Pote E: Altos, Mirassol, Campinense, Moto Club, São Raimundo-RR, Ferroviária, Salgueiro, Globo FC, União-MT e Sergipe.
Pote F: ASA, Cascavel, Bahia de Feira, Atlético-BA, Rio Branco-AC, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho e Sousa.
Pote G: Tocantinópolis, Operário-MT, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu, Lagarto-SE, Trem-AP, Maricá-RJ, Glória-RS e Pouso Alegre-MG.
Pote H: Azuriz-PR, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso, Tuntum do Maranhão, São Raimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS.
O diagrama como todos os confrontos da tabela da Copa do Brasil possui chaves que vão de 1 a 20. Elas serão preenchidas com os clubes sorteados. Primeiro será puxada uma equipe do Pote E para a Chave 1.
Em seguida, o rival deste time será apontado após a retirada de um nome do Pote A, formando assim o Grupo 1. Este padrão será usado até o fim para a formação dos 40 duelos da 1ª fase.