A confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro em 2022. A novidade é que a entidade exigirá de atletas e integrantes das comissões técnicas dos clubes o esquema vacinal contra a COVID-19 completo.
Segundo o documento, “a vacinação será considerada plena a partir da aplicação das doses recomendadas em bula por cada laboratório fabricante da vacina devidamente autorizada pelas agências regulatórias”.
Caso não apresentem a comprovação, atletas e demais funcionários dos clubes não poderão ser inscritos nas súmulas de partidas válidas por campeonatos nacionais.
Leia também
Diretriz operacional para competições da CBF 2022
A aplicação de doses adicionais de vacina seguirá o que está previsto pelas autoridades sanitárias e de acordo com as regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Além da aplicação do imunizante, a CBF segue exigindo testes com diagnósticos negativos. O clube mandante deverá realizar a testagem no dia anterior à partida. Já o visitante, dois dias antes.
O descumprimento das medidas sanitárias será considerado pela Comissão Médica Especial da CBF violação das normas protetivas. Neste caso, um relatório será encaminhado à Diretoria de Competições da entidade para remessa à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD).