Fonte: Tribuna do Norte
Treze áreas públicas no Centro Histórico de Natal passarão por obras de requalificação urbana, que incluem obras de acessibilidade e jardinagem, instalação de nova iluminação, lixeiras e bancos. Os serviços nas praças do Estudante e 7 de Setembro, ambas na Cidade Alta, já foram concluídos; e no próximo mês de março encerra o prazo para conclusão de outras duas: a Praça das Mães, na subida da Ribeira para a Cidade Alta, que está na fase final de acabamento; e a Praça José da Penha, localizada em frente a Igreja Bom Jesus das Dores no bairro da Ribeira.
Viabilizadas com recursos do Governo Federal, as obras de requalificação estão sendo conduzido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN). Ao todo serão investidos cerca de R$ 9,9 milhões do PAC Cidades Históricas.
De acordo com a assessoria de imprensa da SIN, a Praça André de Albuquerque na Cidade Alta (em frente da antiga Matriz de Nossa Senhora da Apresentação) será a próxima a passar por reforma; e a previsão da pasta de Infraestrutura é concluir todas as obras previstas no pacote do PAC Cidades Históricas ainda em 2019. Também estão na lista de requalificação a Praça Santa Cruz da Bica próximo à sede da Cosern, no Baldo; Padre João Maria; Praça Dom Vital, que fica por trás da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; Praça Djalma Maranhão, às margens da Av. do Contorno; Praça Augusto Severo; Praça João Tibúrcio (próximo do 1º Distrito Policial); a largo do Memorial Câmara Cascudo; e a parada de ônibus Metropolitana.
As obras em curso desde setembro do ano passado nas praças das Mães e José da Penha estão dentro do prazo estabelecido, de seis meses, mas os projetos originais terão num incremento: o novo calçadão das praças será maior que o inicialmente previsto. Os trabalhos estão à cargo da empresa M e K Construtora.
Já a nova calçada que circunda a Praça das Mães, na Av. Câmara Cascudo, será ampliada em 1 mil metros quadrados na direção da Praça 7 de Setembro – contemplando o passeio desde o antigo prédio da OAB-RN, passando pela Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) até a Associação de Surdos de Natal (Asnat) já na esquina com a Rua Ulisses Caldas.
Dos treze endereços elencados pelo PAC Cidades Históricas, sete estão inseridos na área do Centro Histórico tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os outros seis no entorno.
Mudanças
O responsável pelo canteiro de obras explicou que os serviços na Praça José da Penha passou cerca de 20 dias interrompida devido escavações da Companhia de Águas e Esgotos do RN no local. “Não faria sentido colocarmos o novo piso para depois ser quebrado pela Caern para instalação de tubulações do esgotamento sanitário. Mesmo assim nosso trabalho não sofreu atrasos”, garantiu.
Praça do Estudante
Praça 7 de Setembro
Obras em curso, prazo para conclusão no mês de março
Praça das Mães
Praça José da Penha
Próximo logradouro a ser requalificado
Praça André de Albuquerque
Serviços previstos para serem executados ainda em 2019
Praça Santa Cruz da Bica
Praça Padre João Maria
Praça Dom Vital
Praça Djalma Maranhão
Praça Augusto Severo
Praça João Tibúrcio
Largo do Memorial Câmara Cascudo
Parada Metropolitana