O América saiu de campo no primeiro tempo vencendo o ABC por 1 a 0 gol de Thiaguinho. Foi uma primeira parte do ABC mais ofensivo contra um América que esperava para um contra golpe.
Quando perdeu Wallace Pernambucano, o time de Leandro Sena perdeu a referencia ofensiva, fez a entrada de Felipinho, que fez com que o América ficasse ainda mais defensivo, mas aproveitou uma falha bisonha de Italo Henrique que perdeu para William, este tocou na área para Thiaguinho abrir o placar, na única chegada ofensiva dos rubros.
O ABC empatou com Alan Dias e acabou da metade para o final do segundo levando uma pressão do América até o último minuto, obrigando Pedro Paulo a intervenções importantes.
Já no final do segundo tempo, nas ultimas substituições o quarto árbitro Alciney dos Santos não percebeu que o América estava jogando com 12, já que Leozinho deu o migué e continuou em campo.
Mas foi merecida a conquista do ABC, time de melhor campanha, que garantiu vaga na final do Estadual e a primeira vaga do RN na Copa do Brasil do ano que vem.
Moacir Júnior avaliou assim o jogo e a conquista do primeiro turno” Mais um título, fruto de muito trabalho de todos do clube. Um jogo que mais uma vez se apresentou para nós e levamos o placar adverso. A bola parada acabou nos dando o título, depois veio o cansaço que é natural. Foi com contornos de crueldade mas estou muito feliz”.
Fechando a casinha
“Aqui não teve demissão de treinador e nem baciada de jogadores indo embora. Estava no planejamento a inserção dos garotos da base. Em um clássico sempre tem dificuldades, fechamos a casinha, fizemos uma linha européia e para entrar e fazer gol na gente só se fosse um erro individual”.