antes-visualizacao-noticia

Polícia Civil vai apurar episódio de símbolo nazista em residência em Mossoró

Imagem feita por drone revela placa com a suástica nazista em terraço de residência de condomínio em Mossoró. Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte vai apurar a existência de uma suástica em uma residência em Mossoró. O fato foi registrado por moradores de um condomínio e o episódio será apurado pela 2ª Delegacia de Polícia do município, apesar de não haver uma denúncia formal sobre o caso.

O caso foi denunciado nesta segunda-feira (14) pelo site Uol. Os moradores de um condomínio de classe média alta em Mossoró se revoltaram após um dos vizinhos colocar, no terraço de sua casa, uma placa contendo uma suástica nazista. Uma pessoa que mora no condomínio, que não quer ser identificada, denunciou o caso. A placa parece desgastada e tem uma mancha de tinta cobrindo parte do emblema nazista.

“Quando eu vi a placa, de longe, quase não acreditei que pudesse ser verdade.”, contou o morador. “É uma placa antiga, está até manchada. Ele a colocou no terraço, no último andar da casa. Não sabemos se ele encontrou ela assim e levou para casa ou se ele já tinha ela em casa e resolveu colocar no terraço”, completou.

Os vizinhos ficaram indignados com a situação e resolveram fazer imagens com auxílio de um drone, para se certificar de que o símbolo contido na placa era mesmo a suástica usada pelos nazistas. “Nós ficamos espantados quando vimos as fotos”, disse o morador que descobriu o objeto. “Era mesmo uma suástica. Conversando com outros vizinhos, todos se disseram espantados. O clima também é de revolta e medo, pois não sabemos do que uma pessoa como essa é capaz”.

Outro morador relatou que o proprietário da casa onde a placa foi colocada é uma pessoa “estranha”.

A casa onde foi colocada a placa foi construída há pouco mais de 5 anos. Os condôminos não sabem dizer se foi o homem que a construiu ou se o imóvel foi alugado e ele se mudou há pouco tempo.

A apologia ao nazismo é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão. Ela se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena é de reclusão de um a três anos e multa ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

A mesma lei também deixa claro que é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. A pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa.

*Com informações do Uol

fim-visualizacao-noticia