Através do Twitter, o presidente da FNF, José Vanildo confirmou a utilização do VAR na partida decisiva do segundo turno, entre América x ABC, na próxima quarta-feira, oito da noite na Arena das Dunas.
Os dois clubes em comum acordo decidiram ao invés de pedir arbitragem de outra federação, prestigiar a arbitragem local, mas com o suporte do VAR.
Segundo Souza, presidente do América “pedir arbitragem de fora enfraquece o nosso futebol, precisamos fortalecer cada vez mais e acho que prestigiar a nossa arbitragem e trazer o apoio da tecnologia é a melhor opção”.
O América tem a vantagem do empate para conquistar o segundo. Se o ABC vencer o clássico, o Estadual 2022 termina na quarta-feira mesmo, do contrário, com empate ou vitória do América, teremos mais dois clássicos, também com o VAR.
Com a entrada de outras empresas que operam o VAR, o custo do equipamento que variava entre 20 e 30 mil reais por jogo, agora caiu bastante ficando entre 10 e 15 mil. Esse é o custo do equipamento, existe ainda o custo com os árbitros que operam o VAR.