Os professores da rede municipal de Natal ocuparam o prédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) nesta terça-feira (26). A categoria quer falar com a secretária Cristina Diniz. Até as 14h ninguém da pasta apareceu para atender os professores, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte). A Guarda Municipal foi acionada e informou que os profissionais da educação não serão recebidos.
O coordenador do Sinte, Bruno Vital, informou que a categoria permanecerá no prédio pelo resto do dia. A greve acontece pela reivindicação do reajuste de 33,24% do piso salarial da categoria. A paralisação começou no dia 28 de março.
Uma decisão judicial acatou o pedido da Prefeitura, no último dia 8, e determinou a retomada das aulas da rede municipal, assim como o desconto dos salários dos professores que participaram da greve e uma multa de até R$ 100 mil aos dirigentes do sindicato.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Educação (SME), como não há nenhum compromisso agendado com os professores para hoje, a secretária não vai receber a categoria.
A pasta informou ainda que, com a ocupação do prédio da Secretaria, os professores descumprem de outra forma a decisão judicial do dia 8 de abril, pela aproximação a menos de 1 km do bem público.