Subiu para 84 o número de pessoas que morreram por causa das fortes chuvas que caem no estado de Pernambuco desde a quarta-feira (25). Das 84 mortes, somente de sexta-feira (27), até a noite deste domingo (29), foram 79 óbitos por ocasionadas pelos deslizamentos provocados pelas chuvas, segundo o governo de Pernambuco.
Bombeiros, funcionários da Defesa Civil, soldados do Exército e moradores continuam nas buscas por sobreviventes sob o entulho e a lama, só interrompendo os trabalhos quando há risco de deslocamento de terra.
Pessoas que moram em zona de risco, foram orientadas a procurarem um local seguro. Até o momento, quase 4 mil estão desabrigadas e 533 desalojadas. 14 cidades decretaram estado de Emergência, além da capital Recife, cidades turísticas como Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na região Metropolitana. E na Zona da Mata, São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana e São Vicente Ferrerquatro.
Ajuda do RN
Base Aérea de Natal (BANT), por meio do 1°/8° Grupo de Aviação, enviou ajuda para as autoridades responsáveis pela análise das áreas afetadas pelas chuvas no Grande Recife neste domingo (29). E o governo do Rio Grande do Norte autorizou o envio de forças de segurança pública para auxiliar as vítimas de alagamentos e desmoronamentos causados pelas chuvas em Pernambuco. Partiram na manhã deste domingo (29), direto para Recife, 8 militares do Corpo de Bombeiros e mais um cão farejador.
Ajuda Federal
O estado de Emergência viabiliza o acesso a recursos do governo federal. O Ministério do Desenvolvimento Regional acompanha a situação. E o presidente Jair Bolsonaro confirmou que sobrevoará as áreas afetadas, juntamente com equipe federal composta por ministros e auxiliares.
*Com informações do Estadão