O cantor Zé Neto, dupla sertaneja de Cristiano, cancelou os shows desta sexta (3) até o dia 16 de junho por problema de saúde. Segundo a assessoria de comunicação do artista, depois de sentir fortes dores, o sertanejo foi examinado por um médico e, após exames, descobriu que fraturou os 9º, 10º e 11º arcos costais e precisará de repouso absoluto nos próximos dias.
Leia, abaixo, o comunicado na íntrega:
“Após sentir fortes dores, nesta sexta-feira (03), o sertanejo Zé Neto retornou ao Hospital de Base, em São José do Rio Preto (SP), para refazer os exames, onde foram identificadas fraturas dos 9º, 10º e 11º arcos costais, conforme boletim emitido pelo hospital. O cantor já iniciou o tratamento e, por recomendação médica, deverá permanecer em repouso absoluto nos próximos dias. Portanto, a partir de hoje, 3 de junho, até 16 de junho, todos os shows da dupla Zé Neto & Cristiano foram cancelados. Agradecemos a compreensão de todos e desejamos uma ótima recuperação para o Zé Neto. Atenciosamente, Assessoria de Imprensa Zé Neto & Cristiano.”
CPI DOS SERTANEJOS
Uma declaração de Zé Neto durante um show no Mato Grosso, no meio do mês de maio, reverberou e vem abalando o mundo milionário dos sertanejos. Após o cantor, que faz dupla com Cristiano, alfinetar Anitta e a Lei Rouanet na apresentação, internautas passaram a fazer buscas sobre valores de cachês pagos por prefeituras e órgãos públicos para artistas que se apresentam em shows municipais pelo Brasil.
A polêmica acabou respingando em uma série de artistas da indústria sertaneja, e incentivou a abertura de investigações de contratos supostamente não licitados com valores milionários por parte do Ministério Público. Entenda abaixo toda a polêmica.
Falas de Zé Neto sobre Anitta
Durante show em Sorriso, no Mato Grosso, Zé Neto disse que ele e parceiro musical, Cristiano, não eram artistas que “dependiam de Lei Rouanet”, e que seus ganhos eram realizados por meio dos ingressos em shows lotados. “A gente não precisa fazer tatuagem no toba (sic) para mostrar se está bem ou não. A gente simplesmente vem aqui e canta”, disse.
Os comentários do cantor deram a entender que ele estaria falando de Anitta, que já mostrou publicamente que fez uma tatuagem íntima. Famosos e fãs da cantora rebateram o sertanejo e passaram a publicar nas redes sociais supostos contratos de shows de duplas pagos com dinheiro público.
Lei Rouanet
Diferentemente do que Zé Neto abordou no show, as captações feitas por meio da Lei Rouanet não utilizam verbas públicas para as suas realizações. De maneira prática, na modalidade prevista em Constituição, o artista monta o projeto, faz orçamentos e, com isso em mãos, apresenta três opções ao Governo, que deverá aprovar o valor. Depois disso, estará apto a pedir doações a empresas privadas para arrecadar o valor. As empresas, por sua vez, podem descontar os valores em seus impostos de renda.
O que gerou polêmica, após as falas de Zé Neto, é que contratos feitos entre prefeituras e artistas seriam feitos por meio de contratação direta e sem concorrência, tirando dinheiro do caixa das cidades para pagamento de cachês aos artistas. A própria apresentação do cantor e seu dupla, Cristiano, em Sorriso, no Mato Grosso, foi acordada – e paga – no valor de R$ 400 mil.