antes-visualizacao-noticia

[VÍDEO] Alexandre de Moraes é aplaudido de pé em posse no TSE; Bolsonaro não reage

Presidente Jair Bolsonaro não aplaudiou fala de Moraes - Foto: CNN Brasil / Reprodução

Ao tomar posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16/8), o ministro Alexandre de Moraes saiu em defesa do sistema eleitoral brasileiro. Em discurso na cerimônia, Moraes afirmou que o processo é “orgulho nacional”.

“Somos 156.454.011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única, a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, disse o ministro.

A declaração de Moraes foi feita logo após ele assumir o comando da Justiça Eleitoral. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski foi empossado vice-presidente da Corte Eleitoral. Após a fala, o presidente do TSE foi fortemente aplaudido pelos presentes na cerimônia. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que participava da posse, não aplaudiu.

Veja vídeo:

Moraes e Lewandowski foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as eleições deste ano. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.

A cerimônia teve a presença de convidados e autoridades dos Três Poderes da República. Foram ao plenário para a posse os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas – Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simonte Tebet (MDB).

fim-visualizacao-noticia