O presidente Jair Bolsonaro, questionado nesta terça-feira (30) sobre reportagem do portal Uol — que afirma que pelo menos 51 imóveis do presidente e da família foram comprados com dinheiro em espécie –, respondeu: “Qual o problema, comprar com dinheiro vivo algum imóvel?”
De acordo com o levantamento do Uol, dos anos 1990 até agora, Bolsonaro, os filhos e irmãos negociaram 107 imóveis. Quase a metade adquirida parcial ou totalmente com dinheiro vivo.
O Uol afirma que as compras totalizam R$ 13,5 milhões, se forem considerados os valores pagos na época. Considerando a inflação desde então, chegam a R$ 25,6 milhões.
O presidente foi questionado pela imprensa, após um ato de campanha em Brasília, se a notícia das compras em dinheiro vivo dariam munição aos adversários dele na eleição.
“Qual é o problema de comprar com dinheiro vivo algum imóvel? Não sei o que está escrito na matéria. Qual o problema?”, repetiu Bolsonaro.
O presidente continuou:
“Investiga, meu Deus do céu, investiga. Quantos imóveis são?”
Os jornalistas responderam que eram mais de cem. Bolsonaro perguntou “quem comprou?”. Os repórteres disseram que haviam sido ele e a família.
Nesse momento, Bolsonaro disse que, desde que ele assumiu o governo, seus filhos recebem “pancadas” das investigações.
“Já foi investigado. Desde quando eu assumi, 4 anos de pancada em cima do Flávio [Bolsonaro, senador], do Carlos [Bolsonaro, vereador], Eduardo [Bolsonaro, deputado federal], menos.Tenho cinco irmãos no Vale do Ribeira. O que eu tenho a ver com o negócio deles?”, argumentou o presidente.
O Uol informou que fez o levantamento ao longo de sete meses, com base em registros de cartórios. A reportagem encontrou documentos que informavam, como modo de pagamento: “em moeda corrente nacional”. A expressão é usada para se referir a repasses em espécie.
Fonte: g1