antes-visualizacao-noticia

Sinal 5G é liberado em Natal; veja lista dos primeiros bairros atendidos

Começa hoje a liberação do sinal 5G em Natal. Pelo menos 15 bairros da capital já estão recebendo o serviço móvel, segundo as operadoras responsáveis pela distribuição.

Segundo as operadoras Tim e Vivo, os seguintes bairros já estão com sinal ativo:
Alecrim (Tim)
Barro Vermelho (Tim e Vivo)
Candelária (Tim)
Capim Macio (Tim)
Centro (Tim)
Lagoa Nova (Tim)
Lagoa Seca (Tim e Vivo)
Mãe Luiza (Tim)
Neópolis (Tim)
Nova Descoberta (Tim)
Pajuçara (Tim)
Petrópolis (Tim)
Ponta Negra (Tim e Vivo)
Redinha (Tim)
Tirol (Tim e Vivo)

A Vivo afirmou que está em processo de implatação do sinal para os bairros do Alecrim, Capim Macio, Cidade Alta, Nova Descoberta, Parque das Dunas, Petrópolis e Praia do Meio.

O cronograma inicial de ativação do 5G no Brasil previa que o sinal inicial estivesse disponível em todo o país já no fim de setembro, mas na primeira quinzena de agosto, por recomendação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções Para os Problemas de Interferência (Gaispi), a Anatel prorrogou o prazo por até dois meses, devido a um atraso na importação de equipamentos.

Com isso, nas outras 12 capitais onde o serviço ainda não está disponível, as companhias terão até 27 de novembro para ligar as estações e passar a oferecer o sinal 5G.

Quinta geração

Mais nova geração da internet móvel, a tecnologia 5G oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Além disso, o sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados.

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão, além de estar na área de cobertura da operadora. Até o momento, a Anatel já certificou e homologou 83 modelos de aparelhos celulares para receber o sinal 5G.

Com informações do G1/RN e Agência Brasil

fim-visualizacao-noticia