antes-visualizacao-noticia

[VÍDEO] Lula compara atos de 7 de Setembro a “reunião da Ku Klux Klan” e chama Luciano Hang de “Louro José”

Ex-presidente Lula durante ato no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (8) - Foto: YouTube / Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em comício na cidade de Nova Iguaçu, na noite de quinta-feira (8), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez dos atos do 7 de Setembro uma “festa pessoal” e comparou os eventos com uma “reunião da Ku Klux Klan”, organização racista que prega a supremacia branca nos Estados Unidos.

“[Bolsonaro] fez da festa do nosso país uma festa pessoal. Aliás, Dilma, eu não sei se você viu na televisão. Foi uma coisa muito engraçada, que no ato do Bolsonaro parecia uma reunião da Ku Klux Klan. Só faltou o capuz, porque não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, não tinha trabalhador”, disse.

Ele se referia aos atos cívicos militares realizados em Brasília e no Rio de Janeiro com a participação de Bolsonaro. Militantes bolsonaristas e apoiadores do candidato à reeleição pelo PL compareceram vestidos de verde e amarelo. Manifestações da oposição não tiveram a mesma adesão.

No discurso no Rio, Lula também criticou o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan e apoiador fiel de Bolsonaro. Hang, que é investigado no STF (Supremo Tribunal Federal) pela suspeita de financiar atos antidemocráticos, estava ao lado do presidente nas manifestações do 7 de Setembro bolsonarista em Brasília.

Lula chamou Hang de “Louro José”, em alusão ao antigo assistente de palco de Ana Maria Braga. “O artista principal era o ‘Véio da Havan’, que aparecia como se fosse o Louro José, participando ativamente da campanha do Bolsonaro.”

Lula discursou durante cerca de 25 minutos. Ele voltou a criticar o preço dos alimentos, em especial o da carne, e fez críticas à gestão de Bolsonaro. O ex-presidente também fez uma série de referências à ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Dilma, cujo discurso antecedeu Lula, sugeriu que há “demônios” no Palácio do Planalto. A fala veio em meio às críticas da atuação de Bolsonaro na pandemia do coronavírus.

Veja vídeo:

fim-visualizacao-noticia