A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) declarou apoio, nesta segunda-feira (12), ao candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para formalizar o apoio, ela pediu ao ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto ao Planalto, uma agenda ambiental transversal e mais recursos no Orçamento para recompor órgãos ambientais que sofreram desmonte nos últimos anos.
O documento entregue por Marina contém compromissos que ela pede que o candidato à presidência assuma em troca de um apoio formal.
A chamada agenda ambiental transversal era a pauta central de Marina Silva quando foi ministra do Meio Ambiente de Lula – e que nunca chegou a ser amplamente implementada nos governos do PT.
A campanha de Lula quer o apoio formal de Marina, pelo peão simbólico que ela tem na agenda ambiental dentro e fora do Brasil.
Ela chegou a ser convidada para ser vice na chapa de Fernando Haddad ao governo de São Paulo, mas declinou por preferir concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.