antes-visualizacao-noticia

MPF denuncia 54 pessoas do RN por tráfico e posse de pelo menos 14 toneladas de drogas

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 54 pessoas que atuavam no Rio Grande do Norte pelo envio de, pelo menos, oito toneladas de cocaína para a Europa. O grupo também estava em posse de outras seis toneladas, a maior parte encontrada em Areia Branca em julho deste ano pela Polícia Federal.

A denúncia tem 403 páginas e foi enviada ao juiz federal da 2ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. De acordo com o documento, a organização criminosa era formada, em sua maioria, por paulistas, mas estava com atuação concentrada no Rio Grande do Norte e em outros quatro portos do país (Santos/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE e Belém/PA).

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a organização criminosa era liderada por João Paulo Ribeiro, conhecido como “Bokinha” ou “BK”. O esquema aproveitava contêineres com diversos tipos de produtos e incluíam drogas em meio a cargas lícitas.

A conclusão do MPF foi que a organização trabalhava com funcionamento em três núcleos. O primeiro funcionava na Grande Natal, tendo base em São José de Mipibu; o segundo tinha base em Areia Branca e o terceiro era formado por pessoas ligadas a uma empresa responsável pela logística necessária para que as drogas fossem enviadas à Europa.

A denúncia é de autoria do procurador da República, Fernando Rocha. Os envolvidos foram acusados dos crimes de tráfico internacional de drogas; constituição e participação em organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas; e lavagem de dinheiro.

Com informações do g1RN

fim-visualizacao-noticia