Pesquisa do Instituto Conectar contratada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) aponta que, faltando menos de uma semana para as eleições, o candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera a corrida para o Senado no Rio Grande do Norte, com 32% das intenções de voto. Ele tem 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Rogério Marinho (PL), que aparece com 19%.
Veja os números:
Senado no RN – Estimulada
- Carlos Eduardo (PDT): 32%
- Rogério Marinho (PL): 19%
- Rafael Motta (PSB): 13%
- Pastor Silvestre (PMN): 3%
- Veterinária Shirlei Medeiros (DC): 2%
- Dário Barbosa (PSTU): 1%
- Freitas Júnior (PSOL): 1%
- Geraldo Pinho (Podemos): 1%
- Nenhum/branco/nulo: 18%
- Não sabe/não respondeu: 11%
Os candidatos Marcos do MLB (UP) e Marcelo Guerreiro (PRTB) não pontuaram.
Espontânea
Nos números de intenções de voto da pesquisa FIERN/Conectar, na sondagem espontânea, para o Senado, Carlos Eduardo aparece com 12%; e Rogério Marinho, com 10%. Rafael Motta fica com 5%. Outros nomes citados somam 4%; nenhum, branco e nulos, 19%; enquanto “não sabe, não respondeu”, 51%.
Regiões
O desempenho mais expressivo de Carlos Eduardo, na estratificação do resultado da pesquisa estimulada por distribuição geográfica, é em Natal, onde ele chega a 40%. O percentual mais baixo do candidato do PDT está na região Oeste, onde fica com 27%. O melhor percentual de Rogério Marinho é na região Agreste, com 25%. Na região Leste, ele vai para 15%. Rafael Motta, tem o percentual mais significativa na região central, onde fica com 18% e, o mais baixo, em Natal, onde está com 7%.
Rejeição
Na aplicação do levantamento da rejeição dos eleitores potiguares, ou seja, em quem não votariam de jeito nenhum para o Senado, Rogério Marinho tem 27%; seguido por Carlos Eduardo, com 24%. Rafael Motta fica, na rejeição, com 18%, pastor Silvestre, com 16%; Dário Barbosa, com 15%; Geraldo Pinho, com 14%; Freitas Júnior, com 12%; Marcelo Guerreiro, com 11%; Marcos do MLB, com 11%; Veterinária Shirlei Medeiros, com 7%. Ainda responderam que poderiam votar em todos, 4%; e não sabe não respondeu, 24%.
Dados técnicos
A pesquisa Fiern/Conectar entrevistou 1 mil pessoas entre os dias 21 e 24 de setembro em 50 municípios. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03213/2022 e BR-00546/2022.