A Justiça Eleitoral autoriza que os eleitores levem para a urna, no dia da votação, uma cola com os números dos candidatos. Com a proibição do uso do celular na cabine, a colinha em papel é fundamental para que o eleitor não erre a sequência nem os números dos candidatos, o que agiliza a votação.
Neste ano, o eleitor dará cinco votos, nesta ordem: deputado ou deputada federal, deputado ou deputada estadual, senador ou senadora, governador ou governadora e presidente da República.
A 98 FM preparou uma cola eleitoral para te ajudar. Baixe a sua, imprima, preencha e leve na hora de votar para não errar. Confira:
Após digitar o número na urna, é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na tela. Se estiver errado, fique tranquilo: é só apertar a tecla “corrige” e digitar o número correto. Ao apertar “confirma”, você computa o voto para aquele candidato e não será mais possível alterar.
Agora, se você não quiser dar o seu voto para nenhum candidato, é só apertar a tecla “branco” e, em seguida, “confirma”. Mas atenção: segundo o TSE, o voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado apenas para estatísticas.