O senador eleito Rogério Marinho (PL-RN) comentou a reação negativa do mercado às falas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em publicação no Twitter na noite desta quinta-feira (10), Rogério lamentou a perda de valor de mercado de ativos na bolsa brasileira após Lula fazer um discurso em defesa do aumento de gastos e contra as medidas de responsabilidade fiscal.
“Hoje, a bolsa brasileira perdeu em torno de 100 bilhões de reais graças às declarações do Lula. Surpresa apenas para aqueles que vivem num mundo paralelo e se deixaram iludir que o governo do PT teria responsabilidade fiscal e preocupação social, vai vendo! Típico PT!”, afirmou o senador eleito.
Como mostrou o PORTAL DA 98 FM, o Ibovespa, índice que reúne as maiores empresas listadas na B3, a bolsa de valores brasileira, perdeu R$ 156,269 bilhões em valor de mercado nesta quinta-feira (10), depois que um discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva criticando políticas de controle fiscal fez as ações desabarem.
O cálculo foi feito pela consultoria TradeMap e considera a variação no valor de mercado de cada uma das companhias que integram o índice. Em dois dias de quedas seguidas, as perdas totais do Ibovespa chegaram a R$ 247,8 bilhões.
A queda acentuada ocorreu desde a abertura do mercado, às 10h, mas foi intensificada após discursos de Lula pela manhã. O petista questionou a concentração do debate econômico em torno de temas como a estabilidade fiscal e afirmou que há gastos do governo que precisam ser observados como investimento.
“Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país? Por que que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos? É preciso fazer superávits? É preciso fazer tetos de gasto? Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gasto não discutem a questão social do país?”, questionou Lula.