antes-visualizacao-noticia

Podemos de Styvenson anuncia fusão com PSC, e novo partido terá 18 deputados e 7 senadores em 2023

Senador Styvenson Valentim (Podemos) - Foto: Edilson Rodrigues / Senado

O partido Podemos anunciou nesta terça-feira (22) que vai incorporar o PSC. Com a fusão, ficou decidido que a nova sigla vai manter o nome Podemos e adota o número de urna do PSC: 20.

A incorporação vai ser formalizada em convenção marcada para o início de dezembro. Ao se tornarem uma sigla só, Podemos e PSC terão, em 2023, uma bancada de 18 deputados federais e 7 senadores. Será a oitava maior bancada da Câmara.

No Rio Grande do Norte, o Podemos tem como principal filiado o senador Styvenson Valentim, que disputou o Governo do Estado e terminou em 3º lugar. Já o PSC tem como presidente estadual o blogueiro Júnior Melo, editor do portal Terra Brasil Notícias. Na disputa para o Governo do Estado, apoiou a candidatura de Fábio Dantas (Solidariedade), 2º colocado.

Nas eleições de outubro, o PSC não atingiu a cláusula de barreira, regra que estipula a quantidade mínima de parlamentares e de votos em todo o país que um partido precisa obter para manter acesso a determinadas verbas e direitos.

Ao não atingir a cláusula de barreira, o PSC perderia, em 2023, acesso aos fundos eleitoral e partidário, além de tempo de televisão e vaga nos debates das eleições 2024 e 2026, por exemplo.

fim-visualizacao-noticia