Primeiro fisioterapia intensa, em seguida exercícios de baixo impacto, depois atividade com bola em ambiente controlado da academia do hotel. O próximo passo é Neymar ir a campo neste sábado (3). O cronograma da comissão técnica e do departamento médico depois de uma semana de recuperação é que o jogador esteja apto para o jogo pelas oitavas de final da Copa do Mundo, ainda que não 100%.
Embora não tenham divulgado prazo, pois não querem forçar o camisa 10 a pular etapas, o trabalho dos profissionais da seleção, de fisioterapeutas a preparadores físicos, está alinhado para que Neymar fique disponível para a partida de mata-mata, contra a Coreia do Sul, a ser disputada na segunda-feira (5). Se vai jogar ou não, apenas os próximos passos da recuperação irão confirmar.
Mas a julgar pela animação do jogador a cada atividade, o otimismo persiste para que ele possa no mínimo entrar em campo em caso de necessidade nas oitavas de final. Em seu Instagram, Neymar postou o vídeo divulgado pela CBF nesta sexta-feira, com o treino com bola na academia, e disse: “Voltando”.
Na chegada da delegação para o jogo contra Camarões, o atacante desceu do ônibus com confiança, pisou com o pé direito do alto da escada do veículo, e ainda deu uma corridinha. No campo, acenou para torcedores e brincou com a bola antes de assistir o jogo do lado de fora.
Na avaliação da comissão técnica, não houve perda de preparo físico relevante desde que o atacante sofreu a entrada do zagueiro da Sérvia, na quinta-feira passada, pela estreia da Copa do Mundo. Auxiliares e o próprio treinador já avisaram que que Neymar voltará para ajudar o Brasil na Copa.
Próxima etapa
A etapa pela qual Neymar passa no momento consiste em fazer estímulos de força e mobilidade, com uma carga um pouco maior do que na piscina, na academia. Em seguida, o atacante é liberado para treinar no campo, como Danilo fez na quarta-feira, e Alex Sandro nesta quinta. Se tudo der certo, Neymar terá cumprido cada passo e poderá retornar ao time nas oitavas de final. Os laterais estão em estágio mais avançado e também devem ficar à disposição de Tite.
Fonte: Extra/ O Globo