Na sessão de encerramento dos trabalhos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste ano, o presidente Alexandre de Moraes exaltou o trabalho da corte no combate a notícias falsas durante o processo eleitoral e afirmou que o processo mostrou que “as redes sociais não são terras sem lei”.
“Uma outra marca, talvez a mais importante, é que a Justiça brasileira e o Tribunal Superior Eleitoral demonstraram que aqui no Brasil, as redes sociais não são terras sem lei. Aqui no Brasil, as milícias digitais são combatidas, são apenadas. Não conseguiram e não conseguirão influenciar negativamente as eleições”, afirmou.
Em seu discurso, o presidente também citou como decisões importantes a proibição da entrada de armas nas seções eleitorais e de acesso à urna eletrônica com o celular, para impedir assédio eleitoral e tentativas de compra de voto.
Moraes transmitiu ainda um agradecimento aos demais ministros do TSE, apresentou um balanço dos números de julgamentos e decisões proferidas neste ano e disse que o trabalho foi encerrado “com êxito”.
“A Corte se mostrou unida, se mostrou um órgão colegiado, independentemente da divergência de opiniões, e isso faz parte de um órgão colegiado. Soube cumprir com êxito, com eficiência, com eficácia, com rapidez, celeridade, soube cumprir a sua competência de realização das eleições, de julgamento dos casos relacionados a candidaturas, para que tudo chegasse ao fim do período do ano judiciário a bom termo”, discursou.
Fonte: O Globo