Mais de 230 mil pessoas compareceram ao velório do Rei Pelé, realizado durante 24 horas no campo principal do estádio da Vila Belmiro. Chefes de Estado ligados ao esporte e autoridades políticas compareceram ao local durante o período. Jogadores e ex-jogadores do futebol brasileiro também marcaram presença para prestar uma última homenagem ao maior atleta da história, mas a ausência de grandes nomes do futebol do país não passou despercebida. Veja a seguir quem compareceu na cerimônia.
Entre campeões mundiais, apenas dois estiveram presentes. O volante Mauro Silva, único entre os que conquistaram o título da Copa do Mundo em 1994, e o também volante Clodoaldo, campeão pela seleção brasileira em 1970, foram os jogadores que foram até a Vila Belmiro para se despedir de Pelé.
Outros jogadores que vestiram a camisa do Brasil em Copas do Mundo e estiveram na cerimônia, foram os ex-meio-campistas Elano, que fez parte do grupo que esteve na África do Sul, em 2010, e Zé Roberto, que jogou o mundial de 2006 com a Canarinho, na Alemanha. Ambos foram os únicos entre os brasileiros que participaram de Copas no atual século, a estarem presentes no local.
Comentarista esportivo e ex-jogador de futebol, Neto esteve na Vila na madrugada desta terça-feira para se despedir do Rei e criticou as ausências de figuras importantes do futebol brasileiro.
“Ele não é nosso ídolo, é ídolo do mundo. Só que nosso país é um país sem cultura, sem educação, os pentacampeões não vieram, os tetracampeões não vieram, o treinador da Seleção não veio. Mas o mais importante é as pessoas virem. O Pelé é eternizado. As pessoas têm que entender que o Edson Arantes do Nascimento era um ser humano como todos nós, que erra… O Pelé, não”, reclamou Neto.
Veja os jogadores que marcaram presença na cerimônia de despedida ao Rei Pelé
O portal “ge.globo” fez uma lista com todos os jogadores, ex-jogadores e treinadores de futebol que estiveram no local durante o velório. Confira abaixo.
- Clodoaldo
- Mauro Silva
- Zé Roberto
- Elano
- Paulo Roberto Falcão
- Neto
- Careca
- Emerson Sheik
- Marcelinho Carioca
- Manoel Maria (companheiro de equipe de Pelé no Santos)
- Lima (companheiro de equipe de Pelé no Santos)
- Abel (companheiro de equipe de Pelé no Santos)
- Léo (ex-jogador do Santos)
- Serginho Chulapa (ex-jogador do Santos)
- Ricardo Oliveira (ex-jogador do Santos)
- Aranha (ex-goleiro do Santos)
- Macedo (ex-jogador do Santos)
- Jamelli (ex-jogador do Santos)
- Aguinaldo (ex-jogador do Santos)
- Narciso (ex-jogador do Santos)
- Índio (ex-jogador do Santos)
- Geninho (ex-técnico do Santos)
Do time atual do Santos, os jogadores Marcos Leonardo, Zanocelo, Soteldo, Pirani, Maicon, João Paulo, Alex, Patati e Ivonei estiveram na despedida do Rei. O técnico Odair Hellman também esteve no local, assim como o elenco completo da equipe sub-20 do clube santista.
Entre os clubes brasileiros, além do Santos, segundo informação publicada pelo jornalista Bruno Formiga, da “TNT Sports”, apenas São Paulo, Palmeiras e Botafogo, que esteve na Vila com o ex-jogador e ídolo do clube, Afonsinho, estiveram presentes para dar o último adeus ao Rei do Futebol.
Na última segunda-feira (2), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foram ao estádio do Santos prestar uma última homenagem a Pelé. Na manhã de hoje, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também fez uma breve aparição na cerimônia para se despedir do Rei.
Fonte: IN Magazine