antes-visualizacao-noticia

Guararapes encerra última fábrica de Fortaleza e decide concentrar atividades em Natal

Grupo destacou que o fechamento da unidade de Fortaleza não tem relação com as mudanças de governo no Ceará e no País

Funcionárias da Guararapes deixam fábrica em Fortaleza (CE) - Foto: Sistema Verdes Mares / Reprodução

O Grupo Guararapes fechou nesta terça-feira (10) a última fábrica que mantinha em Fortaleza (CE). Com o encerramento da unidade, o grupo vai concentrar suas atividades na fábrica de Natal, incorporando funcionários que desejem ser transferidos. Alguns, inclusive, já foram convidados.

Ao PORTAL DA 98 FM, a assessoria de comunicação da Guararapes destacou que o fechamento da unidade de Fortaleza não tem relação com as mudanças de governo no Ceará e no País. A decisão foi fundamentada, diz o grupo, em um “planejamento estratégico visando eficiência, ganho logístico e competitividade”.

Atualmente, das três fábricas do Grupo Guararapes na Capital cearense, localizadas no bairro Antônio Bezerra, apenas uma permanecia em funcionamento. As outras duas haviam sido fechadas em junho e em fevereiro do ano passado, totalizando, nos últimos 12 meses, cerca de 6 mil demissões, dizem funcionários da gestão. As fábricas de Fortaleza somavam 9.800 m² de área construída.

A Guararapes já vinha realizando há algum tempo estudos para concentrar suas atividades em Natal. A decisão final foi tomada em dezembro. O grupo garante que a decisão empresarial não tem relação com a conjuntura política.

O grupo não tem, ainda, um estudo sobre demissões, pois o número total de encerramento de vagas vai depender da alocação de funcionários que vierem para Natal.

Ainda segundo a empresa, os funcionários demitidos vão receber extensão do plano de saúde pelo dobro do aviso prévio, um adicional de meio piso salarial e às costureiras foram doadas as máquinas de costura industrial.

Veja a nota no grupo:

“O Grupo Guararapes informa que irá centralizar sua produção fabril em Natal, no Rio Grande do Norte. A decisão faz parte do planejamento estratégico da companhia com foco em otimizar a operação fabril para intensificar eficiência, competitividade e diversificação de produtos. O modelo de negócio integrado do grupo permanece inalterado, preservando a cadeia de fornecimento nacional.

Vale frisar que a Guararapes preza, primordialmente, pelo cuidado e olhar humano, assim todos aqueles que foram afetados por essa decisão já estão recebendo a assistência devida juntamente com um pacote extra para auxiliar nesse período.

A todos foi oferecido a extensão do plano de saúde pelo dobro do aviso prévio e o valor de meio piso salarial. As máquinas de costura industrial foram doadas às costureiras e aos demais foi fornecido um adicional de mais um salário.

A Guararapes tem uma relação de longa data com o Ceará e seguirá atuando no estado por meio de suas lojas.”

Grupo Guararapes
fim-visualizacao-noticia